
- Nº 1722 (2006/11/30)
Contra o roubo nas <em>Malhacila </em>
PCP
O patrão da empresa Malhacila, em Mangualde, está a tentar retirar as máquinas e materiais no interior da empresa. O Secretariado da Direcção da Organização Regional de Viseu do PCP, em nota do passado dia 22, considera que as máquinas não pertencem já ao patrão e denuncia ainda a «estranha» colaboração da GNR neste «assalto». Na nota, o PCP realça que esta operação contou com a «firme oposição» dos trabalhadores da empresa.
Os comunistas de Viseu consideram esta uma situação inaceitável e inexplicável, pois no dia anterior a União dos Sindicatos de Viseu/CGTP-IN ter entregue no Tribunal uma providência cautelar que tem efeitos suspensivos imediatos sobre todo o património da empresa, «tanto mais que ela se encontra sob pedido de insolvência judicial». O PCP considera que estes comportamentos só são possíveis num país onde os patrões se sentem «protegidos pela política de direita do Governo do PS».
Alertando as autoridades para o roubo que está a ser levado a cabo na empresa – à revelia das disposições judiciais e das leis laborais – o PCP declara a sua solidariedade para com os trabalhadores da Malhacila e responsabiliza pelas «graves consequências deste roubo» o Governo, o Governo Civil do Distrito de Viseu, a Segurança Social, o IDICT e a Câmara Municipal.